O Suicídio

, by Núbia Onara

Este documentário intitulado "A Ponte" (2006), de Eric Steel, mostra a ponte Golden Gate, em São Francisco, como um local escolhido por muitos para cometer suicídio pulando de 130m de altura. Conta também com relatos de familiares e amigos sobre a saúde mental das pessoas que cometeram suicídio.

Você já viu alguém preparando para se matar ? Não ? Pois bem, este vídeo mostra o comportamento das pessoas momentos antes de decidirem morrer. Durante um período (se não estou enganada 1 ano) câmeras foram escondidas em diversos pontos dessa ponte e registraram diversas pessoas que iam até ali para cometer suicídio. Algumas delas foram salvas, outras desistiram, mas uma grande parte foram até o fim. Dessas, alguns de seus familiares e amigos foram localizados e testemunharam como era essa pessoa, o seu dia a dia e como ela estava vivendo ultimamente.

De novo eu volto a falar da importância de estarmos atentos ao que se passa ao nosso redor. Quantas pessoas, neste momento, que conhecemos até, não tem pensado nisso (vocês vão ver neste vídeo que aquelas que se mataram davam sútis indicações de que iriam fazer isso mesmo aparentemente demonstrando que estava tudo bem com elas).

Às vezes os pensamentos começam com a vontade de sumir, ou até mesmo de morrer (não o de se matar, mas que elas morressem). No fim, elas começam a se convencer que isso é uma atitude que ela tem que tomar pra acabar com todo o sofrimento.

Uma colega depois de viver diversos problemas (em sequência) desabafou que ela tinha vontade de morrer. Na hora em que eu ouvi isso eu gelei. Meu coração parecia que ia parar, meu semblante caiu, minhas pernas adormeceram e me venho um nó na garganta (estou sentindo isso agora enquanto escrevo, só de lembrar ) ... eu pensei ali quietinha enquanto a ouvia "caramba, eu estive do lado dela e por mais que eu tentasse ajudar mostrando que tudo passaria, por pouco o pior não teria acontecido ..."

Logo quando eu entrei na faculdade tomei este susto. Num semestre um colega estava conosco, no outro a notícia "fulano morreu, ele se matou !".

O Ministério da Saúde disponibilizou há um tempo uma cartilha sobre o comportamento do suicída, para servir de sinalizador para profissionais da área de saúde, amigos, familiares e isso seria um modo de prevenção.

Eu ontem antes de dormir (na verdade hoje de madrugada) pedi a Deus que tudo o que fosse escrito neste blog fosse pra ajudar alguém, uma pessoa que fosse. E dormi pensando em diversos assuntos. Mas hoje pela manhã, este me foi dado. Eu ainda pensei em começar a escrever a noite, mas O Espiríto Santo falou ao meu coração "Não podemos perder tempo, são vidas que podem estar esperando apenas uma palavra para desistirem de morrer!!!".

Vou disponibilizar todo o documentário, essa é a primeira parte, além de trechos da cartilha do Governo. Aliás tudo o que for preciso com a única finalidade: orientar você a identificar e/ou ajudar aos que estão pensando nisso ou ajudar você a tirar isso da sua mente e escolher a VIDA !

E caso esta idéia esteja passando pela sua cabeça, pare agora mesmo ! Não desista de você. Tudo na vida passa e nenhum problema é eterno. O Choro pode durar toda a noite, mas a alegria ela vem ao amanhecer ! Fale com Deus. Você pode ter passado sua vida inteira não crendo Nele, mas Ele sempre esteve ao Seu lado esperando só você chamá-lo pra sua vida. Conte pra Ele o que tem se passado contigo, seus medos, suas angústias, suas frustrações, sua raiva ... Ele te ouve, te segura pela mão e te conduz a uma saída. Vá ! Comece agora a falar com Ele. Ele está aí do Seu lado. Faça estes pensamentos cessarem agora, não os alimente mais ! Busque a Deus e você verá tudo se fazer novo ! Ele é fiel em cumprir isso.

Na fé em Cristo,

Núbia Onara

Um comentário: